fbpx
Jair Bolsonaro, usando apenas um celular, suas redes sociais e uma mensagem clara, conquistou o Brasil e venceu as eleições para Presidente da República de 2018. Isso é fato! Mas o que pouca gente sabe é que para chegar lá, o Bolsonaro usou, intuitivamente ou estrategicamente, um método composto por 3 passos. Esses 3 passos, ou os 3 segredos para usar as mídias sociais para vencer as eleições, foram decisivos não apenas para Bolsonaro, mas também para outros candidatos que tinham poucos recursos. Através dessa estratégia, Bolsonaro conseguiu atingir milhões de pessoas diariamente, vencer a guerra das narrativas contra a Imprensa, o PT e Centrão, e por fim, ser eleito Presidente do Brasil. E agora vou revelar para você os 3 segredos centrais dessa estratégia.  

1º SEGREDO:

Tenha uma pauta diária e semanal de assuntos importantes para o eleitor.

Esse passo é crucial. Se você errar aqui, os passos seguintes praticamente serão inúteis. Mas o que significa construir uma pauta de assuntos importantes? Quando você fala sobre aquilo que é relevante para o seu eleitor, ele passa a prestar atenção em você, e, consequentemente, se identificar com o seu pensamento, seu posicionamento. Para construir essa pauta você pode usar de 3 fontes principais de assuntos
  1. Seus princípios
Quais são os seus princípios, seus valores, suas crenças? Você é a favor ou contra o aborto? Você é a favor da propriedade privada? Defende o cristianismo? O porte de armas? Fale suas razões, argumente a razão da sua posição  
  1. Monitoramento das redes sociais
Diariamente, o Twitter ferve de assuntos políticos, sociais e morais. Através dos trending topics você pode consultar quais são os principais assuntos do dia e comentar a respeito, marcando assim presença para o que é presente.  
  1. Fontes oficiais
O portal da transparência é a maior prova do mau uso do dinheiro público. Semanalmente crie o hábito de pesquisar as obras realizadas pelo Poder Público, veja os valores, veja se a obra foi concluída, veja se a empresa que presta serviço a Prefeitura ou ao Governo está envolvida em escândalos de corrupção, e, enfim, faça um vídeo denunciando possíveis irregularidades  

2º SEGREDO:

Produza vídeos para comunicar a informação que você tem.

Bolsonaro conquistou o eleitor brasileiro não com textos requintados, não com livros, mas, sim, com vídeos verdadeiros, sinceros, diretos e esclarecidos. O vídeo é o principal formato, e será por muito tempo, de consumo de informação do brasileiro médio. Por isso, usufrua apelativamente do uso de vídeo. 1 por dia ou 2 por semana. Aqui vai 3 passos para construir um bom roteiro de vídeo
  1. Manchete: nos primeiros 4 segundos do vídeo, fale imediatamente do que se trata seu material. Diga como aquela informação que você tem é importante, impacte, mostre que o usuário deve prestar a atenção em você.
  2. Desenvolvimento: em seguida fale sobre a informação propriamente dita. Do que se trata aquele vídeo.
  3. Conclusão: conclua seu vídeo com uma chamada, peça para o usuário fazer algo: compartilhar, curtir, marcar amigos, comentar…
PS: Somente no período eleitoral que você irá pedir voto.  

3º SEGREDO

Publique seu conteúdo em todas as plataformas sociais

É importante que você esteja presente no máximo de plataformas sociais possível. Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Linkedin, Pinterest, WhatsApp, Telegram, TikTok. A razão dessa onipresença é simples: o eleitor que você não atingir no Instagram, você pode atingir no Linkedin. O que você não atingir no WhatsApp, pode atingir no Telegram. Mas se você não puder ou não conseguir se fazer presente em todas essas plataformas, recomendo que esteja presente em, ao menos, 3 delas:
  1. Facebook
  2. Instagram
  3. WhatsApp
  CONCLUSÃO Esses 3 segredos são apenas o básico da estratégia de qualquer candidato que foque sua campanha nas mídias sociais. Por mais que eu tenha tentado oferecer o máximo de informação que esse artigo permitiu sem ficar exaustivo, você vai precisar praticar muito e entender que, por exemplo, essa é apenas uma parte do todo. Ainda faltam 2 etapas essenciais: uma que vem antes, que é o “Propósito da sua candidatura” e outra que vem por último, que é a “Promoção do seu conteúdo“. Essas 2 etapas a mais eu coloquei, assim como detalhei as 3 que aqui mencionei, no meu curso de marketing político e campanha eleitoral nas mídias sociais chamado Engenharia da Eleição. No Engenharia da Eleição, você terá acesso completo a um Plano de Ação Estratégico, onde mostro o exato passo-a-passo para você executar uma bem-sucedida campanha eleitoral nas mídias sociais. Clique aqui para ter acesso a página do curso. Se as mídias sociais conseguiram eleger o Presidente da República, qualquer pessoa, usando corretamente a internet, pode ser eleito para qualquer cargo.